Foto: Vinicius Costa/Futura Press
Quase duas décadas depois, Leandro Damião voltará a escrever novos capítulos no futebol varzeano. O atacante, que se destacou no Internacional e chegou à seleção brasileira, foi anunciado neste fim de semana como novo reforço do Vila Marlene, time amador de Jundiaí, no interior de São Paulo.
O centroavante recém aposentado, de 35 anos de idade, está de volta às suas origens. Foi justamente no futebol amador que ele iniciou sua trajetória no mundo da bola.
Antes da fama, Damião brilhava nos campos de terra do Jardim Ângela, em São Paulo. Ele pendurou as chuteiras em abril de 2025. Também no início deste ano, disputou a várzea de São Bernardo do Campo, na Grande SP, pelo Blumenau Esporte Clube.

Foto: Reprodução/Instagram
O novo time do atacante é tricampeão da primeira divisão do campeonato amador de Jundiaí, cidade de 460 mil habitantes que fica a menos de 60 quilômetros da capital paulista.
O ge entrevistou o vice-presidente do Vila Marlene e auxiliar técnico, Renan Basilio Alves, que contou que o convite ao artilheiro foi feito por outro jogador famoso do clube: o ex-lateral-direito Pará. O defensor teve boas passagens em três gigantes do futebol brasileiro: foram 288 jogos pelo Santos, 205 pelo Flamengo e 170 pelo Grêmio.
– A contratação do Leandro Damião foi através do Pará. Aquele mesmo que foi campeão da Libertadores duas vezes e está com nós há três anos. Eles têm uma certa amizade, conversei com o Pará e o Pará fez o convite para o Damião. Mostrou para ele o projeto, toda a seriedade que temos no nosso grupo e o Damião aceitou. Ele gostou de antemão e veio para defender a camisa do Vila Marlene – disse o dirigente.
Os detalhes da negociação e o cachê não foram revelados. Renan Alves destacou o quanto a presença de Leandro Damião vai fortalecer o próprio campeonato.
– O Damião vai engrandecer muito o campeonato, nosso time e até os adversários. Isso favorece não só a nós, mas também ao campeonato. Estamos com os pés no chão, humildade, respeito a todos, mas nossa busca é pelo título. Não estamos tratando como um ano comum e sim como uma obsessão imensa de ser campeão.
– Estamos montando um time muito competitivo, procurando recursos e ajuda. Pretendemos ser campeões, em um campeonato amador muito disputado e com muitos times com investimento. Gostamos de investir e não é somente trazer jogadores para ter status, mas para fortificar o time para ser campeão – emendou Renan, vice-presidente do Vila Marlene.
A estreia de Leandro Damião pelo novo clube está prevista para ser no dia 17 de agosto contra o CAM, no Complexo Esportivo Romão de Souza.
Carreira de Leandro Damião
Descoberto na várzea em Santa Catarina, Leandro Damião estreou como profissional no Atlético Ibirama. Os melhores momentos da carreira foram no Internacional, onde chegou em 2009, ainda no time B. Um ano depois, conquistaria a Libertadores, com gol na final contra o Chivas no Beira-Rio.
Já em 2011, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Damião participou das Olimpíadas de 2012, quando conquistou a medalha de prata, e foi convocado para a Copa das Confederações de 2013, no Brasil, mas acabou cortado por lesão. Ficou marcado por uma lambreta no clássico contra a Argentina.
Vendido em 2014 para ao Santos, o centroavante rodou por vários clubes: Cruzeiro, Betis, Flamengo e o próprio Inter. Em 2019, acertou com o Kawasaki Frontale, do Japão, onde permaneceu por cinco temporadas. No ano passado, jogou um semestre no Coritiba.
No começo de 2025, Leandro Damião revelou o desejo de voltar ao Inter para encerrar a carreira. O negócio não avançou, e o jogador retornou à várzea após quase 20 anos, em um clube de São Bernardo do Campo.
Foto: Caio Henzon / Blumenau
Ao todo, o atacante marcou 241 gols em 597 partidas na carreira. Foram 106 gols pelo Inter, 71 pelo Kawasaki Frontale, 18 pelo Cruzeiro, 11 pelo Santos e 10 pelo Flamengo.
Fonte: Arcílio Neto — Jundiaí, SP/GE